Vamos falar sobre lista de casamento…

cópia-de-mao-escrevendo-670x404
Hoje venho com mais um post de casamento e o assunto é polêmico!
Hahaha
Acredito que este seja um dos posts mais aguardados (até mais que o do vestido), pois é o que deixa as noivinhas e noivinhos mais estressados:
a famigerada lista de casamento.
A lista da uma dor de cabeça ! Confesso que perdi uma noite de sono por causa da danada, mas consegui superar esse carma e, vim compartilhar algumas dicas a partir do que passei e do que li por aí. A primeira coisa que precisamos é internalizar dentro do nosso coração que o casamento é um momento íntimo, em que devem estar presentes as pessoas que mais consideramos e que devemos ignorar certos comentários.
Gente sem noção existe em tudo quanto é lado!
Quando as pessoas ficam sabendo que você vai se casar, fazem questão de perguntar: “e o casamento?”
Tem gente que pergunta por que quer seu bem, deseja sua felicidade e, mesmo sabendo que não será convidado, tem interesse em saber quando você vai se casar.
Mas tem aqueles que vão além, meu Brasil! Tem os abençoados que não se contentam em perguntar sobre o casamento e emendam a pergunta mais sem noção que qualquer um pode fazer:
“Vai me convidar pro casamento?”.
Sério! Não tem constrangimento maior! E sempre quem pergunta é quem não vai ser convidado, pra te forçar a mandar um convite “por educação”.
Porque, convenhamos, seus amigos, aqueles de verdade, que de fato serão convidados já tem certeza disso e não precisam perguntar.
E, se você cair nesse truque e mandar convite pra esse sujeito, vem aqui que eu vou te dar um coro!
Peraí! Quem foi o mal educado foi ele, não você!
Minha dica nesse caso é:
Sorria, faça cara de paisagem e mude de assunto. Se a pessoa insistir, seja sincera, diga que é um momento íntimo, que os convites são limitados e que você gostaria de convidá-lo, mas não tem condições. A resposta serve, também, para aqueles que pedem convites além dos que você enviou.
.
Fique com algumas dicas práticas e, caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que eu tento te ajudar:
Convide quem você gosta. Não se sinta obrigada a chamar ninguém “por educação”, afinal, esse é seu dia e você não tem que ficar incomodada com alguém que te deixa desconfortável.
Converse com seu noivo e defina um número de convites para cada um. O mesmo vale para seus pais e os pais dele. Principalmente se a festa está sendo paga pelos dois, ambos tem direitos iguais. Definir um número ajuda, porque você aprende a priorizar.
Em casos de famílias muito grandes, primos distantes, amigos de amigos, tios que você não tem contato, envie dois convites. Você convida o casal. Caso eles não possam ir, os filhos irão representá-los. Não é falta de educação deixar de convidar os filhos com os respectivos, os filhos dos filhos, etc. Se você não mandar apenas os dois convites, muito provavelmente deixará de convidar pessoas que considera.
Tente resolver tudo na base do diálogo. Se seu noivo quer convidar um amigo que você detesta, por exemplo, tente negociar. Se ele não abrir mão, seja compreensiva, mas peça para ele conversar com o sujeito antes para ele não te incomodar.
Saiba dizer não. Se te pedirem um convite extra e você não pode dar, diga não. Se te pedirem para ser convidado e aquela pessoa não estava na sua lista, diga não. Lembre-se que você paga por convidado.
Não sofra com sua lista. Eu sei que é difícil e eu mesma não segui esse conselho, mas me ouça! Não sofra!
As pessoas compreendem que lista de casamento é algo complicado, muitas vezes elas jogam o famoso “vai que cola” e cabe a você não deixar colar, hahaha. Elas vão entender que não foi possível convidar todas as pessoas que você gostaria e, se não compreenderem, você pode ter certeza que ela de fato não deveria estar na sua lista.
É isso, gente!
Espero que as dicas sejam boas para vocês!
Comentem aqui se tiverem mais alguma dúvida e eu respondo tudinho.
Julia DelPapa Berlini on sabyoutubeJulia DelPapa Berlini on sabinstagramJulia DelPapa Berlini on sabfacebookJulia DelPapa Berlini on sabemail
Julia DelPapa Berlini
Julia DelPapa Berlini

Talvez você goste desses também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado, não se preocupe ;). Campos obrigatórios são marcados *